Artigos

Colocação de filtro Celect recuperável na veia cava superior: relato de caso

A embolia pulmonar é uma causa importante de morbimortalidade e a anticoagulação é o tratamento de escolha. No entanto, existem situações em que a anticoagulação é contraindicada como hemorragia do trato gastrointestinal e acidente vascular cerebral, por exemplo. Nesses casos, o implante de filtro de veia cava está indicado. O filtro de veia cava é um dispositivo implantado na veia com objetivo de impedir que coágulos cheguem aos pulmões.

Relato de caso de hérnia incisional ventral: um desafio terapêutico

As hérnias incisionais são comuns e são consideradas um desafio cirúrgico devido à sua recorrência apesar do uso de telas. Tabagismo, obesidade e idade são fatores de risco para o desenvolvimento desses defeitos da parede abdominal. Este artigo relata uma correção de hérnia abdominal utilizando uma técnica desenvolvida por um brasileiro de Minas Gerais, Técnica de Alcino-Lázaro, sem a necessidade de utilização de telas.

Revisão das veias superficiais do antebraço do ponto de vista histórico, anatômico e clínico

As punções venosas no membro superior estão entre os procedimentos mais realizados em todo o mundo. Essas veias são utilizadas para infusão de medicamentos, soluções e confecções de fístulas para hemodiálise. O objetivo deste artigo foi descrever as variações anatômicas dos vasos e nervos da fossa cubital e alertar os profissionais de saúde as possíveis complicações das punções venosas nos membros superiores e melhorar o atendimento ao paciente.

Avaliação dos aspectos morfológicos e clínicos implicados no insucesso do tratamento percutâneo com injeção de trombina dos pseudoaneurismas decorrentes de cateterismo cardíaco.

Pseudoaneurismas são hematomas contidos, resultantes da ruptura da parede arterial, localizada, com um canal persistente que comunica à luz arterial. A injeção de trombina tem se tornado o método de escolha no tratamento de pseudoaneurisma por ser um método minimamente invasivo, de baixo custo, eficaz, com tempo de internação hospitalar reduzido e seguro.

Embolização arterial superseletiva no tratamento da angiodisplasia

A hemorragia digestiva está associada à morbidade e mortalidade significativas. A angiodisplasia é uma causa comum de sangramento no trato gastrointestinal em idosos. O objetivo deste artigo é relatar a segurança e eficácia da embolização arterial superseletiva com molas no tratamento de sangramento gastrointestinal causado por angiodisplasia de uma mulher 75 anos com melena há 2 anos devido a fístula arteriovenosa de ramos da artéria mesentérica superior.

A abertura do olécrano do úmero: uma meta-análise com discussão antropológica e clínica

A abertura do olécrano é uma variante anatômica do úmero que comunica a fossa do olécrano com a fossa coronoide. Esta variante anatômica pode ser confundida como uma lesão osteolítica do úmero em imagens radiográficas, porém tem uma importância significativa na medicina forense.

Kissing Stents na Síndrome da veia cava superior em câncer de pulmão de pequenas células

Um paciente do sexo masculino de 67 anos com câncer de pulmão de pequenas células com veias colaterais no tórax e do pescoço distendidas, membro superior inchado, pletora da face e dispneia. O diagnóstico era de síndrome veia cava superior relacionada à progressão do tumor. Para tratamento da obstrução da veia superior foi implanto stents com objetivo de permitir a drenagem do sangue dos membros superiores e face com alivio dos sintomas e qualidade de vida para o paciente.

O ducto biliar acessório e o ducto de Luschka

Variações do sistema de dutos biliares são bem descritas na literatura. O ducto de Luschka é caracterizado como um ducto biliar acessório que drena o segmento V hepático. Os ductos biliares acessórios são importantes, pois podem drenar o parênquima hepático diretamente. Além disso, podem sofrer lesões durante as cirurgias hepatobiliares, com destaque para as colecistectomias. Devido ao aumento das taxas de retirada da vesícula biliar, vale mencionar e estudar essa variação anatômica.

Tratamento endovascular de fístula aorto-esofágica causada por câncer esofágico

A fístula aorto-esofágica é comumente encontrado em aneurismas aórticos ou em lesões iatrogênicas e raramente em neoplasias esofágicas. O artigo tem objetivo de demonstrar uma causa incomum de fístula entre a aorta e o esôfago decorrente de câncer esofágico e o tratamento minimamente invasivo com implante de endoprótese para oclusão da fístula.

Veias hepáticas acessórias e sua implicação cirúrgico

Variações anatômicas das veias possuem relevância clínica e cirúrgica nos transplantes de fígado, criação do Shunt porto-sistêmico (TIPS), hepatectomias e ressecção de tumores ainda são um desafio para os profissionais médicos. O artigo tem o objetivo de descrever variações anatômicas e implicações clínicas e cirúrgicas das veias hepáticas.

Aplicativos anatômicos e smartphones: Um estudo piloto com 100 alunos da graduação

O smartphone também tem sido usado como incentivo no aprendizado de anatomia nos alunos de graduação de enfermagem. O estudo aqui realizado teve como objetivo criar uma versão piloto de um aplicativo anatômico para smartphone e divulgar seu uso na enfermagem alunos. Após o estudo, observou-se que o smartphone pode ter um efeito positivo na aprendizagem processo de anatomia.

Meningioma pterional: relato de caso e discussão clínica

O meningioma é caracterizado como um crescimento meníngeo anormal da aracnoide que geralmente é benigno. Está entre as neoplasias intracranianas primárias mais comuns e pode ser encontrada em 1% -2,3% das autópsias. Apesar disso, o tratamento cirúrgico do meningioma ainda é um desafio, pois depende do tamanho do tumor e de sua relação com estruturas como os nervos cranianos. Quando sintomático, pode causar cefaleia intensa, distúrbios visuais, exoftalmia e disfunção cerebelar, embora dependa da localização do meningioma.

Corona Mortis: descrição anatômica e cirúrgica em 60 hemipelvis cadavéricas

O artigo tem o objetivo de relatar a prevalência da corona mortis arterial e descrever suas aplicabilidades cirúrgicas e clínicas. As conexões vasculares entre os sistemas obturatório, ilíacos interno e externo e epigástrico inferior são relativamente comuns sobre o ramo superior da pube. Assim, lesões iatrogênicas, fraturas pélvicas e acetabulares podem resultar em he¬morragias graves que colocam a vida do paciente em risco.

Discussão clínica a respeito da artéria lusória: um relato de caso

A artéria subclávia direita pode se originar da porção esquerda do arco aórtico denominada de artéria lusória. Essa artéria pode passar posteriormente ao esôfago e desencadear a disfagia lusória, ou seja, dificuldade de deglutição dos alimentos. O objetivo deste trabalho é relatar a variação conhecida como artéria lusória e trazer destaque para seus aspectos embriológicos, clínicos e cirúrgicos.

Síndromes de Klippel-Trenaunay e Parkes-Weber: dois relatos de caso

A síndrome de Parkes-Weber é uma doença vascular congênita que consiste em malformações capilares, venosas, linfáticas e fístulas arteriovenosas. Síndrome de Klippel-Trenaunay consiste em uma tríade de má formação nos vasos capilares, venosos e linfáticos, sem fístula arteriovenosa. Ambas as síndromes são geralmente diagnosticadas através de ultrassom Doppler e confirmadas pela angiorressonância. O presente trabalho levanta discussão a respeito das diferenças sintomatológicas de ambas as síndromes e seus respectivos tratamentos.

Pseudoaneurisma iatrogênico gigante da artéria braquial: relato de caso

Pseudoaneurismas são hematomas pulsáteis causados por hemorragia nos tecidos moles. É uma condição incomum com muitas etiologias diferentes. Realizado tratamento do pseudoaneurisma com implante de prótese de politetrafluoroetileno. Pseudoaneurismas são mais comuns após procedimentos intervencionistas do que procedimentos diagnósticos. Os pseudoaneurismas se desenvolvem lentamente e devem ser diagnosticados o mais cedo possível para evitar complicações. Devido ao aumento de procedimentos endovasculares recentes e ao fato de a punção da artéria braquial ser realizada de forma mais rotineira, a incidência de pseudoaneurismas da artéria braquial na população geral pode aumentar.

Músculo subescapular acessório – uma variação esquecida?

O músculo subescapular está situado na fossa escapular e se insere no tubérculo menor do úmero, ajudando assim a estabilizar a articulação do ombro. Um músculo supranumerário conhecido como músculo subescapular acessório origina-se da superfície anterior do músculo e geralmente se insere na articulação do ombro. É uma variação rara, com poucos relatos de sua existência e incidência.

Origem rara de artéria obturatória a partir da artéria ilíaca externa acompanhada por duas veias obturatórias

Este trabalho visa relatar e discutir os aspectos clínicos de uma variação incomum na artéria obturatória, na qual ela se origina da artéria ilíaca externa acompanhada de duas veias obturatórias com trajetos distintos. Normalmente, a artéria obturatória corre anteroinferiormente pela parede lateral da pelve até a porção superior do forame obturatório, ponto em que sai da pelve. Ela supre os músculos do compartimento medial da coxa e possui anastomoses com ramos da artéria femoral na articulação do quadril e coxa.

Aspectos clínicos de uma variação anatômica rara das artérias tibial posterior e fibular

O presente trabalho é o primeiro relato de caso de uma anastomose entre artérias tibial posterior e fibular na porção distal de suas trajetórias. Tais artérias se anastomosaram em formato de “X”, antes da divisão da artéria tibial posterior em ramos plantares. Foi feita uma revisão de literatura das variações de tais artérias, dando ênfase ao aspecto clínico e embriológico, de modo a contribuir para novas investigações sobre esses vasos.

Aspectos Anatômicos e Radiológicos do Forame Supratroclear em Brasileiros

O forame supratroclear é uma variação anatômica de grande interesse clínico e antropológico. Objetivo foi verificar a incidência e medidas morfométricas do forame supratroclear em úmeros brasileiros. A abertura parece ser o ponto chave durante o planejamento pré-operatório da fixação intramedular, pois tem relação direta com o tamanho do canal intramedular, sendo, portanto, uma entidade de interesse clínico, anatômico, antropológico, radiológico e cirúrgico.

Hérnia de Garengeot em um homem de 82 anos: um relato caso e significância clínica

A presença do apêndice dentro de um saco de hérnia femoral é conhecida como hérnia de Garengeot. Durante a cirurgia, o apêndice foi reconhecido dentro do saco do anel femoral e, em seguida, o paciente foi submetido a apendicectomia e correção da hérnia. Em conclusão, a presença do apêndice vermiforme em um saco é rara, exigindo conhecimento do cirurgião sobre esta entidade clínica. O diagnóstico imediato e o tratamento cirúrgico adequado são a chave para evitar complicações.

Variações do músculo do bíceps braquial em brasileiro

Este estudo visa determinar a incidência de uma cabeça acessória do bíceps e sua inervação em brasileiros. Acreditamos que o músculo bíceps braquial não seja tão variável quanto relatado na literatura e alguns dessas variações podem ser clinicamente significativas.

Aspectos morfométricos do forame magno e da órbita em cadáveres brasileiros

A análise morfométrica das estruturas cranianas é de grande importância para anatomistas, médicos forenses, antropólogos e cirurgiões. Foi realizado um estudo morfométrico em relação ao forame magno e órbita. O forame magnum e a órbita são regiões de significância cirúrgica e clínica, exigindo conhecimento a respeito dos aspectos morfométricos dessas áreas, uma vez que podem sofrer alterações morfológicas devido a uma série de doenças.

Embolia cutis medicamentosa pós-injeção – Síndrome de Nicolau: relato de caso e revisão de literatura

O paciente foi diagnosticado com síndrome de Nicolau, uma rara complicação vascular com lesão após injeções intramusculares. Os sintomas incluem dor intensa no local da injeção, eritema e dermatite livedoide, o que leva a necrose da pele, do tecido subcutâneo e do tecido muscular. Foi descrita por Nicolau após injeções intramusculares de sal de bismuto para o tratamento de sífilis. A síndrome de Nicolau é incomum, mas seus sintomas são devastadores. Portanto, os profissionais de saúde precisam conhecer essa entidade clínica, uma vez que as injeções intramusculares são procedimentos comuns para a administração de drogas.

Obstrução faringoesofágica no triangulo de Killian-Laimer por Diverículo de Zenker

O divertículo de Zenker é uma forma de obstrução esofágica e faríngea localizado no triângulo Killian-Laimer. É relativamente comum em homem idoso (sétima ou oitava década de vida). Os principais sintomas são disfagia e odinofagia. O diagnóstico é fornecido por meio de um esofagograma de bário e o tratamento é cirúrgico.

Menu