Embolização varicocele

A varicocele é a dilatação das veias que drenam o sangue dos testículos com pico de incidência entre 15 e 25 anos.

Está presente em 15% da população masculina (adultos e adolescentes) e em 35% dos homens com infertilidade.

A incidência no lado esquerdo ocorre em 80 a 95%, pois a veia testicular esquerda drena para a veia renal esquerda, de menor calibre e com uma angulação de 90º, o que dificulta o escoamento do sangue. A varicocele ocorre entre 25 a 45% bilateralmente e raramente apenas no lado direito.

O tratamento da varicocele está indicado quando há diminuição do testículo (atrofia), dor, inchaço, sensação de peso, desconforto estético e infertilidade (espermograma alterado). Varicocele é uma das causas de infertilidade devido a:

  • Elevação da temperatura escrotal e testicular altera a função das células germinativas levando a uma queda na taxa de espermatozoides (oligospermia), diminuição na sua mobilidade e levando à infertilidade.
  • Hipóxia testicular resultante de alterações circulatórias locais, com subsequente diminuição da concentração de oxigênio, aumento do gás carbônico e dano ao tecido testicular.
  • Refluxo de metabólitos renais e adrenais (esteroides e catecolaminas) por meio da veia testicular, com efeitos deletérios sobre os testículos e espermatozoides.

A embolização é um tratamento alternativo ao procedimento cirúrgico aberto.  A embolização é uma forma de tratamento simples, eficiente, segura e sem necessidade de internação.

O objetivo da embolização é eliminar a carga de pressão no interior da veia que drena o testículo.

Através de um cateterismo por uma punção de uma veia na virilha ou no braço, o cateter é posicionado na veia testicular doente e realizado a embolização (oclusão) mediante a injeção de dispositivos metálicos (molas) ou substância esclerosantes.

Menu