Drenagem percutânea de coleções

O abscesso é uma “bolsa” de pus que se forma entre os órgãos dentro do abdome ou no tórax localizados no diafragma, intestino, próstata, fígado, pâncreas, rins, baço, pelve, pulmões ou pleura. Geralmente é secundário a complicações de infecção intra-abdominal como perfuração do intestino, pós cirurgia abdominal (apendicite ou diverticulite complicada), trauma, pancreatite e infecções ginecológicas, que na maioria das vezes é causado por bactérias.

Os sintomas dependem da localização e extensão do abscesso e infecção. Os principais sintomas são febre, dor na região abdominal, mal-estar generalizado, falta de apetite (inapetência) e diarreia.

O diagnóstico é confirmado por ultrassonografia, tomografia computadorizada ou ressonância magnética que são capazes de definir a localização anatômica e tamanho do abscesso.

Coleção abdominal adjacente ao baço (seta vermelha).

Dreno “pigtail” posicionado no abscesso e coleção drenada.

O tratamento eficiente de um abcesso é feito através da aspiração e drenagem do pus associado a medicação capaz de melhorar a infecção.

O procedimento de escolha para tratamento de coleções é a utilização de um dreno específico para drenagem de coleções guiado por ultrassonografia ou tomografia computadorizada.

O tratamento percutâneo de drenagem de coleções apresenta alta taxa de sucesso e baixa taxa de complicações, sobretudo, naqueles pacientes de alto risco cirúrgico.

Menu